top of page

Propriedades medicinais e usos da Cúrcuma

Atualizado: 28 de jun. de 2021


Cúrcuma longa ou Açafrão da terra (Haridra em sânscrito)


Sabores picante, amargo e adstringente, energia quente, efeito pós-digestivo picante, atributos leve e seco. Equilibra os três doshas, mas em excesso pode agravar Vata e Pitta.


Tem afinidade pelos canais digestivo, circulatório, respiratório e sistema reprodutor feminino. Ações ayurvédicas: raspar as toxinas e acender o fogo interno, purificador do sangue, promover a menstruação, aliviar febre, destruir venenos, destruir vermes, remover doenças de pele, aliviar coçeira, clarear estagnação da cabeça, entre outros.


Ações biomédicas: emenagoga, tônica do sangue, carminativa, alterativa, antibacteriana, colagoga, anti-inflamatória, antioxidante, anticarcinogênica.


Indicações: Para infecções intestinais, tratamento de úlceras estomacais e dispepsia, tratamento de diabetes, preventivo de câncer retal, dissolver e eliminar a bile estagnada (inclusive de cálculos biliares), tratamento de problemas de pele como eczema, urticária, psoríase e acne, alterações no sistema reprodutor feminino como cistos, fibromas, endometriose, leucorréia (corrimento) e dismenorréia (cólicas menstruais), mastite (infecção mamária), inflamações articulares em artrite reumatóide e gota, prevenção de coagulação sanguínea (antiplaquetário) e diminuição do colesterol total. Contra-indicado em casos de hepatite aguda e icterícia, cuidado na presença de cálculos biliares, durante a gestação e para quem quer engravidar.


Fonte: Pole, Sebastian. Ayurvedic Medicine.


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

댓글


bottom of page